exames

Dois exames voltam a ser feitos na Policlínica do Rosário

Thays Ceretta

Fotos: Charles Guerra (Diário)
Três transformadores queimaram no dia 18 de dezembro

Os exames que estavam sendo feitos no Ponto de Referência de Testagem do município (Casa 13 de Maio) voltaram a ser realizados na Policlínica do Rosário _ antigos Cedas. Isso porque a sala que foi cedida, precisou voltar a ser ocupada pelo médico do local que estava em férias. Conforme a coordenadora da Policlínica do Rosário, Sonia Medianeira Lima de Oliveira, os exames de eletrocardiograma e eletroencefalograma tiveram que ser readaptados por causa que os três transformadores queimaram do dia 18 de dezembro, com isso o público não deixou de ser atendido. 

- Esses dois exames voltaram para a policlínica ontem também porque a técnica de enfermagem voltou das férias, por 30 dias a gente não agendou pacientes. Já o exame de ultrassonografia continua sendo feito na Casa 13 porque o gerador que está ao lado da sala onde é feito o procedimento acaba atrapalhando em função do barulho - explica Sonia.

13 pessoas já foram ouvidas sobre descarte irregular de medicamentos

Hoje, duas pessoas ficaram confusas em relação ao local porque as Unidades Básicas de Saúde (UBS) não conseguiram entrar em contato com os pacientes. Por dia são realizados cerca de 100 exames destes tipos, todos são agendados via regulação das UBS. Os outros atendimentos, como consultas com neurologista, urologista, fisioterapeuta, psicólogos e psiquiatras, além da assistência à saúde mental e da mulher, continuam ocorrendo na policlínica.

Para isso, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) emprestou para o município um gerador que foi instalado no dia 8 de janeiro e deve permanecer até que o problema seja resolvido. O equipamento que é abastecido com óleo pela prefeitura, fica ligado das 7h às 16h e está funcionando normalmente, com isso todos os serviços do local continuam.

O setor da entrega de fraldas geriátrica também segue funcionando porém, todos os meses do dia 10 ao dia 16 o sistema fecha para balanço e não são entregues nenhum tipo. De acordo com a coordenadora, a equipe está esperando receber o lote das fraldas tamanho G e GG que foram encomendadas, a entrega atrasou cerca de 20 dias por causa do feriado de Carnaval, mas deve ser normalizado na próxima semana. Os tamanhos P e M tem no estoque. Por dia são entregue mais de 10 mil unidades.

SOLUÇÃO 

Conforme a assessoria de comunicação da prefeitura, o levantamento para trocar os três transformadores gira em torno dos R$ 20 mil conforme a Tabela Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi). O processo está sendo finalizado para depois o edital ser publicado e então selecionar a empresa que fará o serviço. Como a licitação é emergencial o processo de contratação deverá ser mais rápido. Até que o trabalho seja feito o gerado ficará no local.

Aprovados em concurso da Ebserh serão chamados para trabalhar nos 39 hospitais da rede

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

ESF Roberto Binato não vai funcionar na tarde desta sexta-feira

13 pessoas já foram ouvidas sobre descarte irregular de medicamentos Próximo

13 pessoas já foram ouvidas sobre descarte irregular de medicamentos

Saúde